top of page
Buscar

Drenagem Linfática Terapêutica, a queridinha de todos nós para manter a sensação de Bem estar físico, mental e Espiritual.

Atualizado: 20 de mar.

As questões de saúde estão muito relacionadas as queixas profundas e emocionais de muitos clientes/utentes, e isso vale para o aumento do corpo, que além de causar peso, dor, e inflamação, gera baixo auto estima, ansiedade, depressão e medo; provocando desequilíbrio no sistema de drenagem e possíveis doenças.


Sabemos que o aumento do peso pode estar correlacionado com o inchaço do corpo, além da tão conhecida gordura localizada, que pode está presente ou não. Porém, é possível evacuar o liquido do espaço intersticial, (espaço entre as tecidos do corpo, preenchido por líquido) movimentando esse liquido até o sistema de evacuação, através da manobra de drenagem, buscando a recuperação da saúde do individuo e redução do edema. Devolvendo o bem estar e controle emocional.



Meio terapêutico simples, fácil, econômico e eficaz para o tratamento de edema.
Drenagem Manual

INCHAÇO EM REGIÕES DO CORPO, COMO ACONTECE?


Os mecanismos que contribuem para a formação do edema é complexo, existem sinais e sintomas presentes que ajudam a caracterizar sua formação, desta forma, segundo Leduc, o inchaço/edema, pode ser um resultado do desequilíbrio observado entre adicionamento de liquido retirado dos capilares sanguíneo verso o funcionamento do sistema de drenagem. Por outro lado, pode ser ocasionado pela insuficiência da rede de evacuação, ainda que o adicionamento de liquido seja normal.


O sistema de evacuação pode comportar por dia de 2 a 3 litros por dia, de acordo com a necessidade de cada pessoa, no entanto quando sua atividade se encontra insuficiente, o edema pode se instalar, se organizando entre as estruturas e formando o tecido fibroso. Isso ocorre devido a composição do liquido circulante.


A linfa, tem a característica visco liquida, transparente, podendo ser esbranquiçada, amarelada, e até mesmo rosada. é alcalina, com PH aproximadamente 7,6.


Dois terço de toda a linfa é oriunda do fígado e intestino, que após a filtragem é lançada no sangue, e desemboca nas grandes vias torácicas.


O movimento da Linfa é mantido pelo volume local, pela temperatura, por estímulos neurológicos, pela ação simpaticomimética, pelos hormônios e pela liberação de secreções.

No entanto, toda vez que ocorre uma pressão, um trauma sobre um tecido, a linfa é formada.


REMOÇÃO DO EDEMA ATRAVÉS DA MANOBRA DRENAGEM LINFÁTICA.



Complexo sistema de drenagem do corpo
Sistema Linfática

A rede linfática tem papel importante e fundamental no sistema imunológico, e na recuperação da saúde, por colaborar com os glóbulos brancos na proteção contra bactérias. Exerce o papel de transporte, filtração celular linfoide, equilibrio circulatório, reabsorção, carga proteica excedente do espaço intersticial; cujo objetivo é equilibrar o mecanismo biológico potencializando as reações do organismo.


O Sistema linfático, é uma estrutura paralela ao sistema venoso, e seguem na mesma direção. A estimulação do fluxo, é feita pelos linfágios. Essas células , são movimentadas por contrações involuntárias do sistema autônomo que circunda cada órgão ou tecido linfoide.


O fluxo da linfa é permanente nos vasos linfáticos, onde as válvulas presentes fazem com que o fluxo tenha direção única contra a gravidade. Sofre influência que vão além da contração intrínseca das paredes dos vasos linfáticos. Participam deste incrível de mecanismo de ação, o sistema cardiovascular, sistema musculoesqueléticos, sistema respiratório, sistema gastrointestinal.


A drenagem linfática é uma técnica de massagem que estimula o sistema linfático à trabalhar em um ritmo mais acelerado, conduzindo a linfa até os gânglios linfáticos reduzindo a retenção de líquidos e promovendo a eliminação de toxinas no local estimulado; a partir de manobras de bombeamento, pressão constante e ritmadas, com atuação preventiva, estética e terapêutica.


O modelo terapêutico incita alterações em todo o estagio da doença que provoca a formação de edema, através da movimentação dos mecanismos de defesa, com regressão dos sinais e sintomas e melhoria do estado geral.


O Bem estar acontece com base no papel do sistema vegetativo, que quando provocado, tem efeito simpatolítico ou vagotônico com redução da frequência cardíaca, da pressão sanguínea, aumento do peristaltismo intestinal, gerando desta forma, o estado de sonolência, que desencadeia o relaxamento da musculatura estriada.


Precisamente, a somatização dos efeitos do contato físico, ao realizar os movimentos com a mão, reforça o contato verbal, provocando uma sensação de acolhimento, carinho, tranquilidade, equilibrio. Essas sensações acontecem com a aplicação da leve pressão, de forma suave, intermitente; lentas e relaxantes, que obedecem a anatomia do sistema linfático.


O método de drenagem linfática faz parte das técnicas utilizadas para favorecer a circulação de retorno que se encontra impedida ou reduzida. Pois, além de atingir o sistema linfático local, abrange todo o entorno, vasos sanguíneos, adipócitos, Fáscia e Músculos de forma benéfica.


O edema é passivo de remoção gradativa por meio de leve pressão feita pela mão, de forma a conduzir a linfa em direção a área de onde a rede linfática é capaz de assegurar a reabsorção e concluir a evacuação.


O Sistema Linfático faz conexão com o Sistema Nervoso Autônomo, por esse motivo, distúrbios emocionais e da glândula adrenal podem modificar significativamente o funcionamento do sistema de drenagem, tornando necessário recorrer aos recursos terapêuticos.


O profissional habilitado pode utilizar demais estímulos para promover a circulação da linfa, como o meio manual, vibracional, Moxabustão, Terapia Neural, Acupuntura, Alongamento da fáscia, Laser terapia, fotobiomodulação e provocar a drenagem linfática.



LINFA, O LIQUIDO MAIS IMPORTANTE QUE CIRCULA NO CORPO.



A rede linfática tem papel importante e fundamental no sistema imunológico, e na recuperação da saúde, por colaborar com os glóbulos brancos, na proteção contra bactérias, exercendo o papel de transporte condutor.

É fundamental na filtração de células linfoides, equilibrio circulatório, reabsorção, carga proteica excedente do espaço intersticial.


Esse liquido chamado Linfa, se move lentamente e sob baixa pressão, em especial, pela compressão provocada através dos movimentos músculo esquelético, que pressiona o músculo sobre esse sistema maravilhoso.


Mas, o que é linfa?


Quando o liquido do espaço entre as tecidos do corpo passa para dentro dos capilares linfáticos, recebe o nome de linfa, este é considerado o liquido mais nobre do corpo humano junto ao liquido cefalorraquidiano.


Esse maravilhoso liquido é constituído de duas parte, uma plasmática, outra contendo elementos semelhantes ao liquido quando ainda presente entre as células, que é composto por: 96 % de água, sódio, potássio, cloreto de dióxido de carbono, glicose, enzimas, entre outros. Enquanto a parte plasmática é formada por linfócitos, granulócitos, eritrócito, e macrófagos. Podendo variar de acordo com o local de observação.


O Sistema linfático, o qual transporta a linfa, é uma das principais vias de absorção de nutrientes pelo trato gastrintestinal , principalmente da gordura, bactérias, e fragmentos celulares que precisam ser eliminados do meio intersticial para garantir a homeostase. Além de conter fibrinogênio, que faz com que a linfa coagule lentamente, e ainda conter células cancerígenas.


Logo, o acumulo desse liquido, rico em proteína, pode acarretar na redução da oferta de oxigênio, além de favorecer o meio de cultura bacteriana, capaz de desenvolver a linfagite. que surge de forma indolor, porém, aumentando a sensação de peso nas extremidades.


O Linfedema, é outra patologia surgida a partir do desequilíbrio na rede linfática, que favorece o acumulo da linfa, podendo acontecer de forma aguda ou crônica. E exige intervenção terapêutica, com a intenção de reduzir o edema, prevenir infecção, melhorar o aspecto do tecido e a mobilidade.


INDICAÇÃO DA DRENAGEM LINFÁTICA.


A indicação em feita após uma avaliação médica baseada nas queixas clinicas e sinais e sintomas presentes, mediante a exames.

Em caso de circulação sanguínea prejudicada, edema no período gestacional, tensão menstrual, Musculatura tensa, Calor, desequilíbrios emocionais, Alterações gastrintestinais. Entre outros sintomas é necessário sempre buscar atenção médica.


Logo, a técnica de drenagem linfática pode ser também indicada de forma preventiva, antes de ocorrer um procedimento traumático e após, como nos casos cirúrgicos. Com intenção de liberar o sistema e acelerar o fluxo da linfa, causando a redução de edema natural provocado pelo procedimento e redução da formação do tecido fibroso.


O acumulo da linfa, rico em proteína, pode ocasionar a redução da oferta de oxigênio, além de favorecer o meio de cultura bacteriana, podendo desenvolver o quadro conhecido como linfagite. De forma indolor.


A indicação ao tratamento pretende de forma pretenciosa combater o inchaço e a retenção do liquido; Combater a formação da tão indesejada celulite; Ajudar na recuperação de lesões musculares e articulares; Colaborar na cicatrização de feridas; Prevenir aderências cicatricial após um trauma de toda natureza; Reduzir hematomas; Melhorar a circulação sanguínea, venosa e linfática; Oxigenar os tecidos de forma adequada; Colaborar com a eliminação de toxinas.


Envolvendo os demais benefícios que o procedimento oferece, se observa a recuperação da saúde; a promoção da homeostase, pelo

aumento da velocidade da linfa transportada; Aumento do peristaltismo intestinal; Aumento da diurese; Aumento da eficiente celular e melhor nutrição dos tecidos.


O Estimulo mecânico permite melhor regeneração do tecido
Estimulo de Mecanotransdução



Conclusão


Esse liquido chamado Linfa, se move lentamente e sob baixa pressão devido, em especial, pela compressão provocada através dos movimentos musculoesqueléticos, que pressiona o musculo sobre esse sistema maravilhoso.


Logo, não havendo um circuito de drenagem suficiente, e ou o aporte de liquido, esse liquido ,se espalhará por área afins do comprometimento, podendo causar inúmeros desconforto, dores, feridas e imobilidade e desencadear questões emocionais.

A drenagem linfática, é um recurso terapêutico indolor, de fácil acesso, que promete devolver a saúde do tecido, devolver a mobilidade e melhorar a auto estima.


A drenagem Linfática executada pelo profissional Terapeuta Holístico permite uma abordagem completa assegurando o equilibrio entre o corpo físico, mental e Espiritual. Através do despertar da consciência, auto conhecimento, e conexão com o grande EU SOU. Além de drenar e expurgar todo energia acumulada no corpo físico, e espiritual.











 
 
 

Comments


bottom of page